Saiba como manter seu consultório higienizado para segurança de seus pacientes

Saiba como manter seu consultório higienizado para segurança de seus pacientes

Saiba como manter seu consultório higienizado para segurança de seus pacientes

05 out

Em torno de sete meses atrás fomos surpreendidos com os grande impactos da pandemia provocada pelo novo Coronavírus, começamos a viver em isolamento social e nos adaptar a uma rotina completamente diferente cercada de novas medidas de segurança para o bem de toda a população.

Casas de shows, shoppings e parques de diversões foram temporariamente fechados sem previsão de retorno, para diminuir o alto número de transmissão do vírus capaz e se manter vivo por 72 horas em superfícies de plástico, 48 horas no ácido inoxidável e em média duas horas e quarenta minutos no ar.

Os hospitais passaram por um período de superlotação, e pensando em diminuir essa situação começaram a filtrar seus atendimentos apenas para casos de emergência, seguindo novas medidas de segurança por serem profissionais da saúde atuando na linha de frente em todos os casos de suspeita do vírus.

Neste artigo, separamos algumas medidas que são necessárias nesse momento de pandemia que vivemos para que você possa se prevenir e prevenir os seus pacientes.

Biossegurança

Com o intuito de garantir segurança para dos pacientes, clínicos e auxiliares, o conselho regional de odontologia de São Paulo produziu um manual de segurança com o intuito de tentar diminuir o número de transmissão.

Como dito inicialmente os profissionais da área da saúde atendiam apenas clientes que venham a estar em estado de emergência, e essa manobra se estendeu também nos consultórios odontológicos, pois antes de ser atendido é necessário realizar um agendamento com o cirurgião dentista para a realização de tratamentos importantes como aparelho dental transparente .

Lembrando que o vírus não se manifesta da mesma forma em todos os organismos esses cuidados se tornaram cada vez mais necessários quando lembramos da existência de  pessoas assintomáticas, que mesmo estando contaminadas com o vírus não sente nenhum dos sintomas podendo transmiti-lo sem intenção.

Alguns cuidados reforçados foram:

1.  Lave as mão regularmente

Apesar de não ser uma novidade que as nossas mãos devem ser higienizadas com frequência, diante da pandemia essa prática deve se tornar mais frequente e receber mais atenção.

É crucial lavar as mãos:

  • Ao receber um paciente
  • Antes de manusear ou realizar procedimentos
  • Após entrar em contato com sangue ou saliva
  • Depois de entrar em contato com qualquer superfície
  • Após o paciente sair da sala

2.  Reforce o uso da máscara

Não permita que os pacientes tenham acesso a sua clínica sem o uso de máscaras, pode ser para perguntas simples como quanto custa um implante dentário, independente da situação a máscara deve ser utilizada e de forma correta, não deve estar na cabeça e nem no queixo deve estar no rosto cobrindo a boca e nariz.

Ao iniciar o atendimento a máscara deve ser guardada em um saco descartável, que como o próprio nome diz deve ser dispensado no lixo após a máscara ter sido pega novamente.

            Para que a transmissão seja quase nula, evite manter contato com o celular,

telefones, fones de ouvido ou canetas, e oriente o seu paciente a agir da mesma

forma levando apenas o essencial para a clínica.

3.  Higienize os objetos e comidas

Não se esqueça que o vírus consegue se manter vivo por 72 horas em superfícies feitas de plástico, como no ônibus por exemplo.É muito comum que nossos celulares estejam sempre em nossas mãos, não se esqueça de passar álcool em gel nos celulares, bilhetes únicos e cartões de crédito.

Após realizar compras, lave as embalagens dos produtos de limpeza com água e sabão, e após secá-las com a ajuda de um pano com álcool em gel de volume 70 para acabar de vez com qualquer chance de contaminação.

4.  Cuidado com aglomerações

Faça atendimentos individuais, mesmo que o paciente seja de menor o responsável deve aguardar na recepção.

Também tenha controle sobre a sua agenda, deixe em média 30 minutos de diferença de um cliente para o outro, para não criar filas de espera e para que tenha tempo de limpar as superfícies e utensílios que o paciente anterior teve contato.

5.  Mantenha contato com os pacientes

Antes de realizar o atendimento tente saber por onde o seu paciente andou, principalmente em lugares com um número alto de aglomeração.

Questione também se o mesmo sentiu algum dos sintomas como tosse, gripe, coriza, falta de ar, cansaço, dor de cabeça ou febre.

Em caso da existência de qualquer um dos sintomas, oriente o seu paciente a procurar um médico e marque uma nova consulta tendo 20 dias de diferença desse contato que teve com o cliente.

6.  Utilize equipamentos de segurança

Mesmo antes da pandemia os cirurgião dentista já utilizavam materiais como aventais, luvas, óculos de proteção, máscaras e viseiras. Porém agora eles possuem um novo aliado, o álcool em gel que deve ficar disponível para o paciente utilizar desde a recepção até o interior da clínica.

Uma dica é oferecer enxaguantes bucais para bochecho aos paciente assim que chegam na clínica, garantindo mais segurança para o atendimento que será prestado por diminuir as placas bacterianas presentes na boca do seu paciente.

A pandemia surpreendeu a todos nós e todos os dias aguardamos ansiosamente a oportunidade de retornarmos às nossas vidas e rotinas, porém mesmo que o isolamento social não seja mais uma medida necessária, essas orientações de segurança não poderão ser esquecidas e ao que tudo indica farão parte de nossas vidas para sempre.

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